Dicas para conseguir seu primeiro emprego

  • Dicas

Muitos jovens estão a procura do primeiro emprego, muitos sem nenhuma experiência, e por nunca terem passado em uma entrevista, podem achar que a tarefa é impossível, por isso no artigo abaixo deixaremos algumas dicas.

Como encontrar seu primeiro emprego

Pode ser difícil, mas não é impossível. Se você der um passo de cada vez, logo estará empregado.

Preparando-se

Os passos mais importantes para conseguir seu primeiro emprego acontecem antes mesmo de sair pela porta da frente de casa. Você precisa se preparar para o que você está prestes a fazer.

Sempre leve o seu currículo

A maioria dos candidatos a emprego pela primeira vez não acredita que precisa de um currículo, normalmente pensam  “Não tenho nada para colocar em um currículo, então por que me preocupar?”.

Duas razões. Primeiro, ter um currículo para dar ao futuro empregador, mostra que você se esforçou para encontrar um emprego. Em segundo lugar, permite que você mostre as coisas sobre você que você quer que o empregador se lembre.

Ter um currículo impresso o diferencia da multidão. Mesmo que você não tenha experiência de trabalho, ainda pode dar ao empregador uma ideia de quem você é e quais são seus pontos fortes. Se tudo o que você fez foi tomar conta do seu irmão mais novo, escreva-o por escrito. Enfatize as habilidades que você aprendeu enquanto cuidava de seus irmãos, os desafios que você superou e assim por diante.

Aparência

Certifique-se de que, quando sair pela porta, esteja bem preparado e bem vestido. Você não precisa estar de terno, apenas tenha certeza de estar “apresentável”. Certifique-se de que sua avó aprovaria.

Continue lendo após a publicidade

Procurar lugar para se candidatar

Você pode usar sites que se concentram em empregos para se candidatar, criar uma estratégia de entrar todos os dias aumentam suas chances, mas também existem outras formas.

Nem todas as empresas que procuram um funcionário terão um papel informando que tem Vaga Aberta na janela da frente, por isso criar uma lista de lugares que você acha que se seria possível de conseguir emprego, pode ser uma boa ideia. Entrar e pedir um emprego não é ilegal, e mostra ao gerente que você está interessado.

Prepare-se para  o “não”

Antes de ir para qualquer lugar, você precisa se preparar para a rejeição. Ninguém é aceito em todos os lugares, você precisa se preparar mentalmente para alguém dizer “não”. Não há nada de errado com o dono de uma loja dizendo para você: “Desculpe, não precisamos de ninguém agora”.

No entanto, existe uma maneira certa e errada de responder a um proprietário ou gerente de empresa que declara não ter necessidade de você. Se você receber um “Não, me desculpe”, Responda dizendo: “Bem, se você precisar de alguém no futuro, por favor me ligue. Vou deixar uma cópia do meu currículo. Obrigado pelo seu tempo.”Isso mostra ao gerente que você é sério em conseguir um emprego .

Acompanhamento

Em alguns casos, após a entrevista, alguns empregadores ficam de dar a resposta, mas nem sempre isso acontece.

Uma dica que dou, faça uma ligação de acompanhamento ou entre em contato com o possível empregador. Normalmente, é melhor esperar cerca de uma semana para fazer uma ligação e, quando o fizer, certifique-se de falar ao telefone com a pessoa que a entrevistou.

Isso demonstra disposição para se envolver e ser responsável.

No site mercadomg.com.br, postamos vagas semanalmente. Acompanhe.

Fechar Menu